A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recolheu e suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso de diversos lotes do detergente Ypê, da empresa Química Amparo, por potencial risco de contaminação microbiológica. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (7).

A empresa informa em nota que já havia detectado os problemas pelo controle de qualidade e avisado a Agência, além de ter realizado o recolhimento voluntário dos produtos há mais de um mês. Os detergentes foram suspensos “devido à identificação de desvio em resultado de análise de monitoramento de parâmetro de produção que ensejam potencial risco de contaminação microbiológica”, diz a resolução da Anvisa.

Segundo a Química Amparo, foi verificada, em alguns lotes específicos, “a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato”, diz a empresa em nota. A Química Amparo ainda destaca que não há proibição de comercialização do produto, e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes indicados na ação voluntária da empresa.

A medida afeta todos os detergentes Ypê Clear Care, Coco, Capim Limão, Limão, Maçã e Neutro fabricados nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro do ano de 2022, com final de lote identificado por 1 ou 3.

Por isso, é necessário conferir o lote do produto na embalagem. A informação fica inscrita no plástico em uma sequência de números após “L:”.

Fonte:jornalonoroeste

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *