Nesta quinta-feira (20.06), o Governo de Mato Grosso inaugurou o Colégio Estadual Integrado Ilza Therezinha Picolli (CEI) na região do CPA, em Cuiabá. Esta é a primeira de cinco escolas projetadas no Sistema Modular de Superestrutura em Pré-Moldados pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
O novo colégio tem capacidade para atender cerca de 1.700 estudantes do ensino fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e recebeu um investimento de R$ 17,2 milhões. Com 24 salas de aula, laboratórios 4.0, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, vestiários, Smart TVs e Chromebooks para os alunos, a escola foi projetada para aproveitar ao máximo a luz natural e garantir ventilação constante nos corredores. A acessibilidade está presente em todos os espaços internos e externos.
Além da Escola Estadual Ilza Therezinha Picolli Pagot, outras quatro unidades estão sendo construídas em Cuiabá e uma em Várzea Grande, no Bairro Padre Aldacir, região do Capão Grande. Todas seguirão o mesmo projeto arquitetônico e serão denominadas Colégio Estadual Integrado (CEI), um novo modelo que complementa o sistema educacional existente.
O projeto SER Família + Educação, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, visa criar um ambiente colaborativo que ofereça educação integral, apoio psicológico e social, envolvendo família e comunidade. A escola também oferecerá uma variedade de atividades esportivas e extracurriculares, como natação, basquete, vôlei, futebol, handebol, clubes de leitura, teatro, dança, música e workshops.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, as cinco unidades do CEI representam um novo perfil educacional para a rede estadual, alinhado às melhores práticas e evidências educacionais. A previsão é que as outras quatro unidades sejam concluídas ainda este ano nos bairros Pedra 90, Doutor Fábio e Padre Aldacir.