Em julho deste ano, Mato Grosso registrou a criação de mais de 5,8 mil novos empregos formais, conforme os dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no sistema Novo Caged. Este crescimento é parte de uma tendência positiva que começou em janeiro, quando o estado gerou mais de 17,1 mil novas vagas de trabalho, o maior número do ano até agora.
A cidade de Cuiabá liderou o saldo de empregos no mês de julho, com 736 novas vagas, elevando o total de trabalhadores formalizados no município para mais de 220 mil. Outras cidades com destaque foram Campo Novo do Parecis, com 645 vagas, Lucas do Rio Verde com 616, Campo Verde com 545 e Sapezal com 437.
Neste ano, Mato Grosso já criou um total de mais de 47.268 postos de trabalho, contribuindo para o crescimento nacional de 1,49 milhão de novos empregos formais. Esse número representa um aumento de 3 mil vagas em relação ao ano passado, quando foram abertas aproximadamente 1,46 milhão de vagas.
Os cinco grandes setores econômicos do estado apresentaram saldo positivo de empregos, com a seguinte distribuição:
– Indústria: 1.775 vagas
– Construção: 1.433 vagas
– Agropecuária: 1.259 vagas
– Serviços: 1.075 vagas
– Comércio: 270 vagas
Além disso, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,8% no trimestre encerrado em julho, com mais de 38,5 milhões de brasileiros com carteira assinada, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).