A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enviou notificações para 20 mil operadoras e provedores de internet determinando novamente o bloqueio da rede social X (ex-Twitter) no Brasil.
Além disso, a agência reguladora também entrou em contato com a Cloudflare e conseguiu o apoio da plataforma para fechar a “brecha” usada pela empresa de Elon Musk para voltar a funcionar no Brasil.
Assim, a Cloudflare “isolou” o tráfego usado pelo X para que o bloqueio seja efetivo sem afetar os demais sites ou serviços que utilizam a sua infraestrutura.
Comentando o assunto por meio da sua conta de relacionamento com governos, o X disse que o retorno da plataforma ao Brasil aconteceu de forma “indevida”.
DIZ O X
Quando o X caiu no Brasil, nossa infraestrutura para fornecer serviço à América Latina não conseguia mais ser acessada pela nossa equipe. Para continuar provendo serviço ideal para nossos usuários, nós mudamos o provedor de rede. Essa mudança resultou em uma restauração de serviço inadvertida e temporária para usuários brasileiros.
utro detalhe importante que consta na declaração é a confirmação de uma possível volta definitiva do X ao Brasil, uma vez que a rede social começou aparentemente a colaborar com as autoridades brasileiras.